terça-feira, 13 de julho de 2010

De onde vêm a vontade de comer doces?

Boa noite!

Esse post é especial para os leitores que, como eu, tem alma de gordinho: não conseguem resistir a uma guloseima! Só de ver um doce já sentimos a boca salivar; e aquele desejo incontrolável de comer bate forte. Mas será que esse desejo tem alguma raiz oculta que ainda não conhecemos?



E o pior é que têm sim! A origem dessa vontade está, na verdade, intimamente relacionada à neurotransmissores; em especial a serotonina (para saber algumas informações básicas sobre esse neurotransmissor, clique aqui).

Tudo acontece, na verdade, por que quando comemos alimentos açucarados nosso cérebro estimula a produção da serotonina. Esse neurotransmissor é por sua vez intimamente relacionado à uma sensação de bem-estar. Como todo mundo gosta de ficar mais alegre e disposto, é natural que busquemos estimular toda hora a liberação de serotonina!


Você conhece aquele tipo de gente que quando fica ansioso ganha a síndrome da boquinha nervosa? Ou já se deparou com meninas que, depois de terminar um namoro, desatam a comer caixas e caixas de bombons? Pois bem, pessoas com disfunções nas taxas de serotonina têm tendência a comer mais doces que a maioria. É importante prestar atenção nisso, pois algumas vezes a compulsão por alimentos pode estar dissociada do simples prazer, evidenciando uma disfunção metabólica que deve ser tratada.

Pessoas que tem taxas normais de serotonina se sentem saciadas mais facilmente, e por conta disso que ultimamente muitos remédios que aumentam a taxa de serotonina (como antidepressivos) estão sendo receitados com intuito de emagrecimento.

Mas cuidado com a auto-medicação! É preciso o acompanhamento de um médico e de um nutricionista para que se esclareça a necessidade (ou não) de um tratamento com remédios ou de uma dieta mais específica.

Deixo aqui uma lista de alimentos ricos em triptofano (que é precursor da serotonina). Aí vai: carne bovina, carne de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara e banana.

E para finalizar, aí vai uma foto dos bolinhos que eu fiz aqui em casa:



Vou ativar minha serotonina com eles agora, hehe!(E quando eu fizer um blog de receitas, ensino a vocês como faz essa delícia :9 ).

Até a próxima!
Maria Eduarda - MED91

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=61&art=295
http://vilamulher.terra.com.br/serotonina-e-a-vontade-de-comer-doces-11-1-70-26.html
http://www.canalarena.com/index.php/saude/58-nutricao/1905-afinal-por-que-sentimos-tanta-vontade-de-comer-doces

Nenhum comentário:

Postar um comentário